Wednesday, July 11, 2007

Direito a ser diferente


É tudo uma questão de opiniões. É também tudo uma questão de timing, e este é o dia certo, na minha opinião, para escrever sobre este assunto.
Bem, amanha é o dia da estreia de mais um filme da série Harry Potter. Não o tenciono ir ver. Adianto agora a minha opinião; nunca li um único livro da história deste feiticeiro, vi apenas um dos filmes, nem sei qual, e alguns excertos de outros e sou sincero: não me cativou! Não entendo sequer a razão de tanto sucesso, tanto fanatismo, mas respeito. Assim como respeito todos aqueles meus amigos que amanha me irão convidar a ir ver o filme, mas aviso já que não vale a pena.
Não sei sequer o porquê de tanta repulsa da minha parte em ler um livro (podia até começar pelo 1º da série, que está confortavelmente instalado numa estante do meu quarto mas do qual não ousei violar a sua situação de imaculado). Não sei explicar-me, talvez esteja a ser egocêntrico e apenas me queira recusar a experimentar algo porque toda a gente fala nisso, talvez não experimente por não querer gostar. Mas eu sou assim!
Agora vou disfrutar no meu sofá "O Processo" de Kafka, esse sim, um livro (e um autor) que me está a cativar muito.

5 comments:

Bunny said...

Blasfemiaaaa
lolol

ó Costa, anda ver o potter ;P
aqui a fanática foi ontem à meia noite... que não é ontem...tipo... esquece =P

mas kafka tb se lê... tenho aki a metamorfose pra ler... falta-me é tempo

boas férias =*

JHB said...

Como se não te tivesse já chateado com isto o suficiente, lá venho eu outra vez. Mas só vou dizer que não é justo comparares os livros do Harry Potter com Kafka (não é justo nem para o Kafka) e também não é justo julgares os livros pelos filmes, porque esses coitaditos não fazem justiça à magia dos livros (livros de putos e não mais que isso) que são bons, muito bons.

E agora faz favor de quando acabares o Processo ires ler A pedra filosofal que é quase a mesma coisa. :D

Anonymous said...

Costa, qd eu li a pedra filosofal metade dos meus amigos ja tinham lido os 4 primeiros da serie e eu, tal cm tu, pensava "cm ek e possivel tanto fascinio por um feiticeiro???"!

Um dia chego a casa e tinha a minha espera o dito livro e pensei "pk n?"! Li-o numa tarde e n parei ate ter lido o calice de fogo (pk n havia mais livros publicados ainda)! n te escondo k e das historias mais fantasticas k ja li...

Kk fa dos livros te dira k nenhum filme faz juz aos livros, nenhum deles consegue transmitir a magia dos livros, plo k avaliar esta serie fantastica plos filmes e um crime...

Acho k devias experimentar ler 1 ou 2 livros, rapidamente vais ficar 'preso' a historia ;)

Acaba la o teu Kafka e dps pensa em ler "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

Abraço mitico

Anonymous said...

"Deus das Moscas" de Kafka é melhor que o "Processo", na minha opinião.

Quanto aos livros de Harry Potter, são engraçados e lêem-se com bastante facilidade. Não são obras literárias de referência, mas são um bom entretém (para quem gosta).

Abraço, boas férias, boa leitura e pouca TV.

JHB said...

Pede-se visita: de-cao.blogspot.com