Sunday, April 20, 2008

"Como diz o outro"

Há várias coisas na nossa língua/costumes que me fazem confusão!
Não, não vou falar do Novo Acordo Ortográfico (prefiro fingir que algo tão mau só pode ser um pesadelo), vou falar da expressão "como diz o outro". Ora aqui está talvez uma das expressões mais usadas no nosso léxico mais comum, logo a seguir ao típico palavrãozinho "de trás da orelha". Eu gostava realmente de conhecer esse tal outro...Ele ou lê muito e é o ser mais culto (já que se pronuncia sobre assuntos da actualidade/cultura/ciência), ou é estupido e passa o dia sentado a tentar criar anedotas ou frases-chavão parvas (já que há sempre uma piadinha engraçada que acaba com o tal "como diz o outro"), ou então ele será apenas uma máscara usada, uma espécie de pseudónimo/heterónimo criado por aqueles que não usam ser criadores de uma ideia ou teoria.

Seja como for, digam-me que raio ou quem é o OUTRO!!?!

P.S. - Há também a hipótese de serem múltiplos outros e de trabalharem na metereologia, porque também é habito dizer "eles dizem que o tempo vai melhorar"...Eles poderão ser vários "outros"! Ou então não, mas nunca se sabe.

4 comments:

JHB said...
This comment has been removed by the author.
Rez said...

Olá, eu sou brasileiro e estou atualmente lendo "Ensaio Sobre a Cegueira", de Saramago. Já percebi que há várias pequenas diferenças entre o nossos "portugueses". Vi a expressão "como diz o outro" e, depois de ler um pouco, percebi que seria equivalente a dizer aqui (ao menos em São Paulo, onde moro) a dizer: "como diz o ditado". Agora, se você que é português, não sabe quem é o outro, eu agradeço se um dia descobrir.

Abraço

Daniela Gago Pereira said...
This comment has been removed by the author.
Daniela Gago Pereira said...

Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro.



Que giro começar com um poema de Mário de Sá-Carneiro, dá pinta ao comentário!


Pois é, para mim o "outro" é o salvador do nosso Ego, grande vicío que temos de pôr a culpa no...outro!

"Pois, eu vou dizer cagada, mas desculpo.me a dizer que foi o outro que disse, e eu só estou a vender ao mesmo preço que comprei..."

O que mais me incomoda é a expressão "diz que..."


E assim um possivel mau comentario é camuflado por um poema, e um desabafo, e não houve necessidade de dizer que foi como disse, o desgraçado do outro.



P.S.- Acordo ortográfico?
Meninos, nós por acaso ainda falamos latim? (Não fui eu quem disse isto, foi...o Outro!)